Direitos do homem

Direitos do homem Thomas Paine


Compartilhe


Direitos do homem (Grandes Obras / Livros de Bolso Europa-América #610)


The rights of man




DIREITOS DO HOMEM / Thomas Paine ; Trad. por Mª Isabel Veríssimo '-' Rights of Man (1791), um guia das ideias Iluministas; este é um pequeno tratado em defesa dos princípios de liberdade: "(...) Nunca existiu, nunca existirá e nunca poderá existir um Parlamento, ou uma classe de homens, ou uma geração de homens, em qualquer país, com a posse do direito ou o poder de obrigar ou controlar a posteridade até "o fim dos tempos" ou de impor para sempre como o mundo será governado, ou quem governará. E, por isso, todas estas cláusulas, atos ou declarações com os quais seus elaboradores tentam fazer o que eles não tem o direito nem o poder de fazer, nem o poder de executar, são nulos em si. Toda idade e geração deve ser tão livre para agir por si mesma em todos os casos como as idades e gerações que a precederam. A vaidade e a presunção de governar além da sepultura é a mais ridícula e insolente de todas as tiranias. O homem não tem nenhuma propriedade sobre o homem; nem nenhuma geração tem propriedade sobre as gerações que a seguirão".
====
[Sobre o Autor] Decorridos quase dois séculos da morte de Thomas Paine e distantes que estamos de um mundo plenamente livre, vale a pena conhecer quem era este homem legendário, e mais importante ainda como enfrentou os inimigos da liberdade, demonstrando a força das idéias no seu dia-a-dia. (...) mesmo não sendo nem norte-americano nem francês, tomou parte ativamente na luta pela independência nos Estados Unidos da América e na queda do antigo regime da França.
"Uma participação de duas revoluções - escreveu ele - é viver para algum propósito". Este cidadão do mundo, soldado da liberdade, enfrentou a tradição usando as palavras como uma arma. Espalhou por onde esteve que é lícito lutar e que a luta torna o homem mais digno. Com ele, os princípios liberais ganharam as ruas e tornaram-se uma bandeira revolucionária, que concitava a um impertinente desafio à ordem há tanto tempo estabelecida. Paine possuía uma orgulhosa consciência do significado das batalhas que travava. Sabia que dependia delas a mudança da face perversa que as sociedades sustentavam. "A era atual - a declarava - merecerá doravante ser chamada a Era da Razão!

Paine despertou paixões, desafiou velhas crenças; forjou uma nação, inspirou bandeiras de lutas em outras e, com certeza, deixou uma lição para os seus contemporâneos e para a posteridade: a liberdade é o mais precioso de todos os bens e por mais árdua que seja a sua conquista, está é uma luta que significa e engrandece os que dela participam - afinal, diria, os homens são responsáveis por seu destino é este só se realiza plenamente quando a liberdade é a igualdade naturais são preservadas. -- Maria Tereza Sadek Ribeiro de Souza.
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Paine
https://showlivros.wordpress.com/coleccoes/literatura/bolso-europa-america/

Direito / Educação / Ensaios / Filosofia / História / História Geral / Literatura Estrangeira / Política

Edições (2)

ver mais
Os Direitos do homem
Direitos do homem

Similares

(28) ver mais
Os Direitos do Homem
A Revolução Francesa explicada à minha neta
A Revolução Francesa
A Revolução Francesa, 1789-1799

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

orffeus
cadastrou em:
20/09/2020 05:05:42
orffeus
editou em:
20/09/2020 05:06:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR