O vigário de Wakefield

O vigário de Wakefield Oliver Goldsmith



O vigário de Wakefield





Dr Primrose, sua esposa Deborah e seus seis filhos vivem uma vida idílica num povoado camponês. O vigário está em uma situação confortável devido à aplicação da herança recebida de um parente falecido e doa as 34 libras anuais de seu trabalho às crianças órfãs e veteranos de guerra. Na noite do casamento de seu filho George com a rica Arabella Wilmot, o vigário perde todo seu dinheiro por causa da falência de seu investidor, que deixou a cidade com seu dinheiro.

O casamento é cancelado pelo pai de Arabella, que é conhecido por sua prudência com o dinheiro. George, que foi educado em Oxford e é crescido o suficiente para ser considerado adulto, é mandado para a cidade. O resto da familia muda para uma nova paróquia e mais humilde na terra do latifundiário Thornhill, que é conhecido por ser um mulherengo. No caminho, eles ficam sabendo da reputação duvidosa de seu novo proprietário. Além disso, são feitas referências ao tio do latifundiário, Sir William Thornhill, que é conhecido pelo país por sua dignidade e generosidade.

Um pobre e excêntrico amigo, Mr. Burchell, a quem eles conhecem numa estalagem, salva Sophia do afogamento. Ela imediatamente se sente atraída por ele, mas sua mãe ambiciosa não encoraja esses sentimentos.

Então se segue um período de vida familiar feliz, interrompido apenas pelas visitas regulares do arrojado Thornhill e do sr. Burchell. Olivia é cativada pelo charme vazio de Thornhill, e ele também encoraja as ambições sociais da Sr. Primrose e de suas filhas a um nível ridículo.

Por fim, Olivia foge. Primeiro Burchell é suspeito, mas depois de uma longa perseguição, o Dr. Primrose acha sua filha, que na realidade fora enganada pelo sr. Thornhill. Ele planejara casar-se de mentira com ela e abandoná-la logo em seguida, assim como fez com muitas outras mulheres antes.

Quando Olivia e o pai retornam, eles encontram a casa em chamas. Embora a família tenha perdido quase todos os seus pertences, o malvado sr. Thornhill insiste no pagamento do aluguel. Como o vigário não pode pagar, ele é levado à prisão.



Em seguida, vem uma série de acontecimentos terríveis. Olívia é dada como morta, Sophia é raptada, e George também é levado à prisão algemado e coberto de sangue, após ter desafiado Thornhill para um duelo quando soube de sua maldade.

Mas então o sr. Burchell chega e resolve todos os problemas. Ele resgata Sophia, Olivia não está morta, e vem à tona que o sr. Burchell é na verdade o abastado Sir William Thornhill, que viaja através do país sob disfarce.

No final, há um duplo casamento: George casa com Arabella, como ele queria desde o início, e Sir William Thornhill desposa Sophia. O empregado do latifundiário Thornhill o enganara e o casamento com Olivia fora legítimo.

Por fim, até a fortuna do vigário é recuperada, quando o investidor falido é finalmente encontrado.

Romance

Edições (2)

ver mais
O vigário de Wakefield
O Vigário de Wakefield

Similares


Estatísticas

Desejam11
Trocam2
Avaliações 3.6 / 17
5
ranking 24
24%
4
ranking 24
24%
3
ranking 41
41%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

42%

58%

andresafsss
cadastrou em:
09/03/2010 17:33:10