A conversão semiótica: na arte e na cultura

A conversão semiótica: na arte e na cultura João de Jesus Paes Loureiro




PDF - A conversão semiótica: na arte e na cultura


Esta edição trilíngüe, de autoria de João de Jesus Paes de Loureiro, contribui para qualificar conceitualmente como conversão semiótica a mudança na qualidade do signo, no momento em que há uma perceptível re-hierarquização na função dominante.
"O homem vive a remodelar de significações a vida, a fazer emergir sentidos no mundo em um processo de criação e reordenação continuada de símbolos intercorrente com a cultura. Vai redimensionando sua relação com a realidade num livre jogo com as situações e tensões culturais em que está situado. O homem cria, renova, interfere, transforma, reformula, sumariza ou alarga sua compreensão das coisas, suas idéias, por meio do que vai dando sentido à sua existência”. Assim, o poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro inicia seu novo livro, “A conversão semiótica: na Arte e na Cultura”, lançado recentemente em edição trilingüe (português/ inglês/ espanhol) pela Editora da Universidade Federal do Pará (Edufpa). Por Tatiana Ferreira.





A conversão semiótica: na arte e na cultura

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A conversão semiótica: na arte e na cultura (1)

ver mais


"Conversão Semiótica foi o conceito criado por Paes Loreiro para se referir à mudança na qualidade do signo no momento em que ocorre uma re hierarquização na função dominante. Resultou de observações e vivências na cultura amazônica, que apresenta transformações de fatos e objetos em várias situações. Ele cita como exemplo a cerâmica marajoara, que, dependendo da função, pode ser considerada arte ou objeto sagrado, utilizado em rituais. Da mesma forma, o boto pode ser um mamífero aquát...