O estudo de sociologia da literatura empreendido neste fustigante livro da jovem escritora negra Wlange Keindé tem como principal atributo: a ousadia de sustentar a existência efetiva de novas formas de se caracterizar o que classificamos como escritor brasileiro contemporâneo.
A autora inverte o ponto de partida de estudos tradicionais da área, que priorizam a obra, e não o autor, como principal objeto de análise. Recorrendo aos estudos de Bourdieu e Becker, Wlange volta então seu olhar analítico para o escritor como o criador de si mesmo, no âmbito das relações sociais e de poder em que é identificado como tal.
A escrita leve e talentosa, favorecida por essa prática iniciada ainda nos primeiros anos da adolescência de Wlange, abriga uma notável robustez teórico-metodológica, indicando ter cumprido com rigor todas as etapas exigíveis a uma sólida formação nos quadrantes das ciências sociais.
Lançando mão das milhares de assinaturas do seu canal na plataforma YouTube, o Ficçomos, Keindé realiza um minucioso levantamento de dados. Na análise, evidencia que o escritor no Brasil contemporâneo revela uma multiplicidade de formas de auto definição da sua imagem.
— Luís Cláudio de Oliveira, educador, professor da UERJ