A Idade de Ouro do Brasil

A Idade de Ouro do Brasil Charles R. Boxer




PDF - A Idade de Ouro do Brasil


Resgatada pelo professor e historiador inglês Charles R.Boxer, a expressão, criada pelos portugueses para definir o Brasil da segunda metade do século XVII, introduz, de forma singular, a temática da colonização brasileira em 'A idade de ouro do Brasil'. O livro, uma verdadeira obra-prima da nossa historiografia, traça com objetividade e clareza um panorama da então colônia portuguesa entre 1700 e 1750. Autor de mais de 300 publicações, Boxer realizou um esforçado trabalho de garimpo em meio a documentos, mapas e manuscritos. Concluiu que o período era de total ebulição política, econômica e social, caracterizando, em termos de acontecimentos, um dos mais importantes da história. A obra aborda desde a exploração do ouro, por volta de 1700, até o Tratado de Madri, de 1750, que sanciona a expansão portuguesa e supera a linha de Tordesilhas. Da Amazônia à colônia do Sacramento, com destaque para as Minas Gerais, o autor situa e realiza uma síntese perfeita da crescente importância do Brasil no interior do império português.



Clássico da historiografia sobre o período colonial, o livro faz uma síntese da situação e do desenvolvimento da Colônia entre o final do século XVII e meados do século XVIII. O autor destaca o momento de crescimento econômico e social do Brasil diante do império português. A expansão das fronteiras, a corrida do ouro, os conflitos entre emboabas e mascates, as invasões francesas e a atividade missionária são alguns dos temas explorados por Boxer.





A Idade de Ouro do Brasil

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR