A LINGUAGEM: TEORIA, ENSINO E HISTORIOGRAFIA

A LINGUAGEM: TEORIA, ENSINO E HISTORIOGRAFIA Carlos Eduardo Falcao Uchôa




PDF - A LINGUAGEM: TEORIA, ENSINO E HISTORIOGRAFIA


Reúnem-se nesta obra doze ensaios publicados pelo autor, nos últimos anos, em periódicos, miscelâneas e em capítulos de livros. A maioria deles traduz preocupação com o ensino da língua. O Professor Carlos Eduardo Falcão Uchôa foi, na década de 1980, o criador da linha de pesquisa A Lingüística e o ensino de Português, no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense. Assim, a variação lingüística, a produção textual, a leitura e a gramática, conteúdos programáticos da disciplina Língua Portuguesa nos níveis fundamental e médio de escolaridade, são objeto de reflexão, tanto a reflexão sobre práticas pedagógicas correntes, mas improdutivas do ensino, quanto reflexão sobre novos caminhos a serem adotados nas salas de aula, com vista a uma orientação lingüístico-pedagógica presumivelmente mais proficiente. Dois ensaios focalizam a institucionalização da Lingüística como disciplina dos nossos Cursos de Letras e a sua fixação como o estudo científico da língua. Tecem-se, então, considerações sobre a complicada relação entre Filologia e Lingüística no campo do estudo da linguagem em nosso país e sobre o relevante papel desempenhado por Mattoso Câmara para que a Lingüística viesse a ter, enfim, no correr dos anos 60, o lugar de destaque, no cenário acadêmico brasileiro.





A LINGUAGEM: TEORIA, ENSINO E HISTORIOGRAFIA

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR