A Norma Brasileira em Construção

A Norma Brasileira em Construção Célia Regina dos Santos Lopes




PDF - A Norma Brasileira em Construção


A equipe carioca do 'Projeto Para a História do Português Brasileiro' apresenta, neste livro, um trabalho coletivo que reúne estudos morfossintáticos feitos a partir de uma amostra homogênea constituída de 41 cartas particulares escritas no Rio de Janeiro, entre 1879 e 1892, pelo casal Cristiano Benedito Ottoni e Barbara Balbina de Araújo Maia Ottoni e endereçadas a seus netos Misael e Cristiano.
Além das análises lingüísticas sobre diferentes fenômenos - 'a forma nominal gerúndio, o uso das formas pronominais de segunda pessoa tu e você(s), a colocação pronominal, a expressão da futuridade e os advérbios qualitativos' - apresenta-se uma proposta metodológica para o tratamento criterioso de textos do século XIX. Os cinco estudos visam levantar subsídios para discutir de que maneira dois brasileiros idosos, um homem e uma mulher, pertencentes ao mesmo grupo etário e nível sócio-cultural, numa "mesma" situação comunicativa, reagem ou interagem diferentemente aos processos lingüísticos de mudança e normatização.
A amostra poderá servir ainda a outros estudos gramaticais e, se os leitores não adotarem um olhar tão científico como aparentemente se descreve aqui, poderão aproveitar o melhor das cartas manuscritas em edição fac-similar. Lendo-as, podemos conhecer um pouco sobre certos traços afetivos de comportamento nas relações familiares de mais de 100 anos atrás. Descortinando a 'história da vida privada' dos Ottoni, passamos a conhecer um pouco melhor a história das relações sociais, das relações de família e da vida cotidiana da Corte carioca oitocentista.





A Norma Brasileira em Construção

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.