A origem do mundo

A origem do mundo Jorge Edwards




PDF - A Origem do Mundo


Num dos melhores romances da literatura hispânica das últimas décadas, Jorge Edwards (Prêmio Cervantes 1999) tematiza, de forma trágica e ao mesmo tempo bem humorada, a decadência e o renascimento do amor e do desejo, o fracasso dos sonhos políticos e a ficção como elemento de resistência indispensável à vida.

Na história, o casal de médicos Silvia e Patricio Illanes, exilados em Paris após o golpe de Pinochet, em 1973, convive com o amigo Felipe Diaz, um boêmio livre e sedutor, além de corajoso crítico dos velhos dogmas da esquerda. Diaz reúne qualidades opostas a Patricio, que é um homem sério, contido, defensor da vida saudável e dedicado marido de uma mulher bem mais jovem. Com a morte do amigo, o que antes era apenas uma silenciosa desconfiança sobre os sentimentos de Silvia se fortalece e, tomado pelo ciúme juvenil aos setenta anos, Illanes começa uma patética investigação cuja principal pista é a reprodução de um célebre quadro de Gustave Courbet.

"De todas as histórias que [Edwards] escreveu, esta é a que eu gosto mais, a mais divertida e inesperada, a de construção mais astuta."
Mario Vargas Llosa





A origem do mundo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A origem do mundo (9)

ver mais
Avaliação da leitura: 4,5/50 – MUITO BOM (vale a pena conhecer a literatura de Jorge


Lê-se rapidamente A Origem do Mundo, não apenas porque é uma história curta e muito bem escrita, mas pelo fato de o chileno Jorge Edwards envolver profundamente o leitor numa investigação gerada a partir da desconfiança e ciúmes conjugais. Que resultou numa peça literária merecedora de elogios de Mario Vargas Llosa, autor do posfácio da obra. Para ele, a história criada por Edwards é divertida, inesperada e muito bem construída. De fato, é isso mesmo, uma leitura que vale a pena, alé...