A Psique na Antiguidade

A Psique na Antiguidade Edward F. Edinger




PDF - A Psique na Antiguidade


A Psicologia profunda, em sua aplicação prática, é herdeira de três nobres tradições: a tradição médica do cuidado com os pacientes, a tradição religiosa do cuidado com a alma e a tradição filosófica do dialogo em busca da verdade. Este estudo se concentra particularmente na terceira tradição, a filosófica.

O objetivo deste livro, contudo, não é examinar a filosofia mas, de preferência, rastrear a psique à proporção que ela se manifesta nas idéias arquetípicas que tanto fascinaram os antigos filósofos gregos tais como Pitágoras, Heráclito, Platão e Aristóteles. Essas idéias são organismos psíquicos que ainda vivem em nós, como vemos nas imagens vindas do inconsciente que brotam espontaneamente nos sonhos, nos desenhos e na imaginação ativa.

Sabemos que muitas culturas consideram vital para seu bem-estar o vínculo com seu ancestrais; da mesma forma, contribui para a nossa saúde psicológica estar em contato com os antigos gregos, nossos ancestrais culturais, que foram os primeiros a articular certas idéias e imagens centrais para a psique ocidental. Este estudo nos liga às nossas raízes psíquicas que, no inconsciente coletivo, têm a forma de camadas geológicas constituídas durante a evolução da psique humana.

Em nossa época, o perigo está em a filosofia ser vista como um esqueleto abstrato, mera estrutura sem vida nenhuma. A perspectiva junguiana do Dr. Edinger revitaliza esse alicerce da psique ocidental, relacionado idéias arquetípicas à experiência moderna.





A Psique na Antiguidade

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR