A reOperação do texto

A reOperação do texto Haroldo de Campos




PDF - A ReOperação do Texto


Parcial é a modalidade crítica que Baudelaire considerava a única que verdadeiramente atraía o seu interesse, permitindo-lhe uma leitura quase "ao vivo" das obras e de seus criadores. E, dessa mesma abordagem, a presente reunião de ensaios de Haroldo de Campos constitui um relevante exemplo, não só por sua atualidade, como pela abertura interna que a própria coletânea oferece para abrigar outros escritos do autor, proporcionando uma medida da amplitude de seu universo de pensamento e fazimento poético, e confirmando, uma vez mais, o aforisma de Walter Benjamin, outra insigne expressão dessa linha de reflexão crítica, o qual declara: "Quem não é capaz de tomar partido, deve calar".
Haroldo de Campos reopera a sua seleção, pois, postumamente, com os trabalhos sobre o problema da ruptura dos gêneros na literatura latino-americana e Mallarmé no Brasil. Enfeixam-se, assim - com texto e história, os anagramas de Saussure, o barroco transtemporal, o teatro nô, a poesia italiana e, como figura de base, uma unidade tripartita: Hölderlin, Poe, Maiakóvski -, operadores, fundantes e/ou complementares, da moderna linguagem literária e da arte poética de nosso tempo.

J.Guinsburg





A reOperação do texto

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A reOperação do texto (1)

ver mais


Não é o livro mais desafiador do Haroldo, mas revela algumas trilhas interessantes, especialmente quanto às leituras às quais ele se dedicava. Os textos sobre Saussure, Mallarmé e Hölderlin são excelentes. O longo ensaio sobre literatura latino-americana é o ponto alto....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR