PDF - A superindústria do imaginário
A partir da segunda metade do século XX, o capitalismo entrou em acelerada mutação e o corpo da mercadoria perdeu lugar para a imagem da mercadoria, interpelando o sujeito pelo desejo, não mais pela necessidade. O valor de uso deu lugar ao valor de gozo. Assim, os conglomerados monopolistas globais que se ocupam da comunicação, da exploração do olhar e da extração dos dados pessoais – e dos quais as mídias digitais um combustível e uma extensão – se tornaram o centro do capitalismo, a aura mais fulgurante da Superindústria do imaginário.
Este livro pretende, portanto, explicar a mudança no curso a partir da qual a comunicação desenvolveu sua capacidade particular de fabricar valor em escala superindustrial e passou a dominar nada menos que o centro do capitalismo. Para isso, Eugênio Bucci se vale de um repertório vasto, que vai da sociologia jurídica à linguística, da física à filosofia, da psicanálise à economia política, se inscrevendo, também, no campo dos estudos da comunicação.
A superindústria do imaginário
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Vídeos A superindústria do imaginário (1)
ver mais
LIVE - A superindústria do imaginário
Resenhas para A superindústria do imaginário (4)
ver mais
Resenha no Booksgram @cellobooks
Sou suspeito pra falar pois Eugênio Bucci foi meu melhor professor no mestrado, mas este livro é essencial para quem estuda Comunicação, Psicanálise & Consumo.
Neste livro, o autor costura diversos textos que ele desenvolveu ao longo de sua carreira e nos apresenta toda a discussão numa versão atualizada, tanto do ponto de vista do mercado de comunicação, tecnologia e pandemia. E o mais interessante: de fato ele nos apresenta uma conversação entre Marx & Lacan, quando aborda os valore...
leia mais