Álvares de Azevedo

Álvares de Azevedo Bárbara Heller...



PDF - Álvares de Azevedo


Figura controvertida na literatura brasileira, o poeta Álvares de Azevedo teria sido romântico? ultra-romântico? gênio, anjo ou demônio?..
Oscilando do lírico ao macabro, do piegas ao sarcástico, sua obra é alvo de polêmicas. De temática intimista, saudosista, tendo como personagens principais as mulheres e a morte, é a obra mais representativa da segunda geração romântica situada entre o indianismo de um Gonçalves Dias e o engajamento político de um Castro Alves. Acusada de se distanciar das coisas do Brasil, sua obra assume, sob a influência de Byron e Shakespeare, feição e clima europeus. No entanto, ela reflete um jeito brasileiro de sentir o mundo, expresso através do sarcasmo e da ironia, da descrição que o poeta faz de suas idéias e sentimentos mais intimos, do tom de "malandragem" sugerido em grande parte de seus versos.
Um dos nossos primeiros poetas a usar a ironia como técnica poética e a incorporar aos seus versos elementos do cotidiano Alvares de Azevedo anuncia o que seria, mais tarde, uma das constantes do Modernismo. Neste volume, tem sua vida e obra
comentadas.





Álvares de Azevedo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR