Apócrifos

Apócrifos Maria Helena de Oliveira Tricca




PDF - Apócrifos I


Textos que foram considerados heréticos pela igreja e, por essa razão, acabaram banidos ou queimados. Alguns só se salvaram através das traduções que deles existem.

o Novo Testamento há um período denominado "intertestamentário". E nesse período a produção de textos relativos a Jesus Cristo e ao próprio velho testamento foi enorme.

Tais textos eram classificados como "judaicos", "cristãos" e "gnósncos", e havia muita rivalidade entre as seitas que os adoraram.

Quando a Igreja primitiva começou a ganhar força fez queimar textos que considerava "heréticos", e alguns deles só se salvaram graças às suas traduções para o grego.

Finalmente, em um dos primeiros Concílios, alguns desses textos foram escolhidos por serem considerados "inspirados pelo Espírito Santo e a eles for atribuída autenticidade".

Mas, e os outros? Por que só quatro Evangelhos "inspirados"? A resposta fica clara ao se conhecer os textos dos Evangelhos Apócrifos.

Sumário:

- Introdução
- Livro dos Segredos de Enoch
- Livro da Ascensão de Isaías
- Proto-Evangelho de Tiago
- Evangelho Pseudo-Tomé
- Evangelho Árabe da Infância
- Excertos do Evangelho Arménio da Infância
- Livro da Infância do Salvador
- A História de José o Carpinteiro
- Evangelho de Nicodemus
- Descida de Cristo ao Inferno
- Evangelho de Bartolomeu
- Evangelho de Pedro
- Evangelho Segundo Tomé o Dídimo
- Bibliografia
- Informações Adicionais





Apócrifos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR