Avenida Niévski

Avenida Niévski Nikolai Gógol




PDF - Avenida Niévski


Um dos contos mais representativos de Nikolai Gógol, Avenida Niévski faz parte da série de histórias petersburguesas escritas pelo autor russo entre 1832 e 1842, ambientadas na capital do império. Aqui, Gógol aponta para a modernidade e faz do espaço urbano o centro da narrativa. “Ah, não acredite nessa avenida Niévski! [...] Tudo é ilusão, tudo é sonho, nada é o que parece!”, diz o narrador a certa altura. O ambiente da cidade, enganosamente cotidiano, emerge com ares fantásticos e absurdos e determina o destino do tenente Pirogóv e do jovem pintor Piskarióv, verdadeiros flâneurs russos que se deixam levar pelos encantos de duas passantes.
Com tradução de Rubens Figueiredo, o livro é ilustrado com gravuras de 1830-35 que reproduzem a avenida de ponta a ponta. A disposição do texto nas páginas está dividida em dois blocos espelhados, numa referência ao fluxo dos passantes por ambos os lados da via. Em dois volumes embrulhados num jornal da época, a edição inclui ainda “Notas de Petersburgo de 1836”, crônica de Gógol inédita no Brasil, em que o autor discute o cenário cultural da cidade.





Avenida Niévski

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Avenida Niévski (7)

ver mais
Gogol, um precursor do modernismo


Avenida Niévski está entre as primeiras produções de Nicolai Gógol (1809-1852). O escritor acha-se com 26 anos e demonstra um olhar modernista "avant la lettre": a novela está repleta de características fartamente encontradas mais tarde na literatura e nas artes do século XX. Precursor, Gógol tem um ponto de partida assaz simples: logo nas primeiras linhas, faz o elogio da Avenida Niévski, então famosa em Petersburgo (e que será coadjuvante em novelas posteriores do seu compatriota Dos...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR