Balaiada

Balaiada Iramir Araujo...




PDF - Balaiada


13 de dezembro de 1838. Na isolada Vila da Manga, na província do Maranhão, o vaqueiro Raimundo Gomes Jutahy, deu início a uma revolta popular. O estopim foi a prisão injusta do irmão pelo poder constituído.

Jutahy reúne um grupo de homens e invade a cadeia do povoado. Liberta seu irmão e a outros prisioneiros e faz uma proclamação, incitando o povo a rebelar-se contra os desmandos dos governantes de então.

Essa revolta duraria mais de três nãos (de 1838 a 1841), assumindo proporções nunca vistas no Maranhão. As lutas e seus efeitos se estenderam pelas províncias vizinhas do Piauí, Ceará, Pernambuco e até no Pará.

A mobilização fugiu ao controle das autoridades provincianas e mobilizou o governo imperial, o qual, vendo seu poder contestado, enviou para o local o Coronel Luis Alves de Lima, com a missão de sufocar a Balaiada.





Balaiada

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Balaiada (0)

ver mais
Resgate da parte esquecida da história

Apesar da brevidade, o livro expõe a história para além da versão oficial narrada pelos vencedores. Roteirizado por Iramir Araújo, historiador, e com referências bibliográficas que conferem confiabilidade à obra. ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR