Bandidos

Bandidos Eric J. Hobsbawm




PDF - Bandidos


Obra que deu origem a um novo campo de pesquisa na História: o banditismo social. Aqui Eric Hobsbawm explora as perspectivas políticas do banditismo e sua história no contexto do poder e do controle por parte dos governos e do Estado. O bandido social - Pancho Villa, Lampião, Robin Hood et caetra - é explicado como um rebelde potencial: o elemento social que, estando fora do alcance do poder e sendo ele mesmo detentor de poder, resiste a obedecer.





Bandidos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Bandidos (6)

ver mais


Hobsbawm aborda em Bandidos o controverso tema do "banditismo social", a tese de que certas formas de ação criminosa configuram-se como ação política contra grupos opressores. O tema é tão controverso que o autor dedica as últimas páginas da obra a responder seus críticos. Hobsbawm aponta que o fenômemo ocorria no meio rural, onde o Estado tinha pouco alcançe, tendo em seu lugar, elites que exploravam a população pobre. O banditismo social teria se esgotado com o avanço do Estado atrav...