Bangüê

Bangüê José Lins do Rego




PDF - Bangüê


Lançado em maio de 1934, o romance Bangüê é hoje um clássico da literatura brasileira. Nesta obra de transição o autor procura retratar a paisagem local, superando o predomínio da memória.
Bangüê é um romance escrito em 1934 do escritor paraibano José Lins do Rego. O livro é o terceiro de uma trilogia que se inicia com Menino de Engenho, tem seqüência com Doidinho e se finda com Bangüê. A história guarda várias das características típicas do autor, famoso por sua literatura regionalista. O personagem principal de Bangüê é Carlos Melo, um homem jovem que retorna ao engenho de seu avô logo após se forma em direito numa universidade da capital. Logo ao retornar, Carlos tem muita dificuldade de se readaptar ao ambiente rural.


José Lins do Rego escreveu cinco romances a que nomeou 'ciclo da cana-de-açúcar', numa referência ao papel que nele ocupa a decadência do engenho açucareiro nordestino, visto de modo mais realista pelo autor. 'Menino de engenho' (1932), 'Doidinho' (1933) e 'Banguê' (1934) estão centrados no personagem Carlos de Melo e apresentam grande unidade. 'Usina' (1936) é a expansão desse núcleo inicial. E 'Fogo Morto' (1943) é um livro síntese desse ciclo.





Bangüê

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Bangüê (44)

ver mais
Seco como as caatingas do Santa Rosa


A continuação do rico universo do engenho e o passado, não tão glorioso, do Nordeste de JLD mantém a qualidade e a engenhosidade dos livros anteriores (Menino de Engenho e Doidinho). Entretanto, é na fase adulta que nos identificamos mais com Carlos, Lins do Rego consegue expressar de uma maneira visceral as `matutâncias` deste personagem. Conseguimos sentir o gosto do fracasso, os ódios, amores, exames de consciência e a percepção sofrida do tempo. Tempo esse personagem maior da ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR