Bolsonarismo

Bolsonarismo João Cezar de Castro Rocha




PDF - Bolsonarismo


A democracia brasileira, instável desde suas origens, revelou-se bastante frágil com o avanço da extrema direita. Por quê? E por que o avanço da extrema direita foi tão avassalador no Brasil? Como se enraizou tão profunda e rapidamente em todas as classes sociais? De que modo encontrou seu ponto de fuga numa figura da desestatura de Jair Messias Bolsonaro? E como foi que a parcela mais radicalizada de sua militância adotou o comportamento fanático típico das seitas religiosas?

Não há resposta fácil, pois essas perguntas resumem o que há de mais sombrio na formação social brasileira. Uma resposta possível para João Cezar de Castro Rocha: escrever como uma tentativa de compreensão dos impasses contemporâneos.

Com uma análise das estratégias discursivas da extrema direita, com ênfase para a caracterização da retórica do ódio, este livro é o primeiro de uma trilogia que busca propor hipóteses que talvez ajudem a atravessar a selva selvagem na qual nos encontramos. Dois outros estão a caminho: Retórica do ódio: a pedagogia da desumanização do outro será o próximo; o último, Dissonância cognitiva coletiva: midiosfera extremista e metaverso.

Bolsonarismo: da guerra cultural ao terrorismo doméstico reúne entrevistas e artigos saídos na imprensa – editados e revistos, a fim de evitar a redundância e de assegurar a unidade do livro –, além de textos inéditos que os complementam.





Bolsonarismo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Bolsonarismo (4)

ver mais
Livro bom... Mas repetitivo


O autor faz críticas construtivas e pautadas, principalmente, um arcabouço teórico literário fazendo comparação do governo bolsonaro com a literatura, destacando a obra de Shakespeare. O livro também conta com várias entrevistas, artigos e falas do autor. Um dos pontos válidos é a conceituação sobre a dissonância cognitiva coletiva, algo que me interessa muito e explica, em partes, o fenômeno do bolsonarismo, entretanto, o autor não aprofunda muito. Por último, algo que me incomodou ba...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR