Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz

Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz Dieter Schlesak




PDF - Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz


Da Bayern a Auschwitz. A história do farmacêutico do campo da morte.

Quando vivia em Schässburg, na Transilvânia, Victor Capesius era farmacêutico e representante comercial dos produtos Bayer. Durante a guerra, foi recrutado para ocupar o prestigiado cargo de Oficial da SS como farmacêutico-chefe de Auschwitz do outono de 1943 até a evacuação do campo de concentração. Entre as suas atribuições constavam distribuir o gás utilizado nas câmaras de extermínio e selecionar os que iriam para a morte.

Certo dia, após a chegada de um trem de sua terra natal, Capesius identificou vários homens e mulheres, antigos vizinhos e conhecidos, que desembarcavam no principal campo de concentração do nazismo; pessoas que sequer imaginavam o massacre final que as aguardava. A sangue-frio, enviou muitos deles para as câmaras de gás e se apossou de seus objetos de valor.

Por meio da investigação das relações entre os vários personagens que estiveram em Auschwitz – tanto as vítimas quanto agentes que trabalharam em prol do Holocausto –, Dieter Schlesak nos apresenta uma complexa colagem de narrativas, documentos e imagens do horror nazista. Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz é uma obra comovente, inquietante, dada a intensidade de sua pujança linguística, carregada de autenticidade.





Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz (2)

ver mais
Estarrecedor.


Quando a gente lê muito sobre a morte, a gente fica meio (ou muito) passado. Apesar de eu já estar - ou pelo menos achar que estava-, há bastante tempo, familiarizado com o assunto do Holocausto e do reinado de horror da Alemanha nazista, posso dizer que eu não sonhava nem de longe com o que está descrito neste livro. Eu sabia sim de detalhes horríveis de coisas que aconteceram com as vítimas dessa barbárie, mas o relato nu e cru dessas páginas, todos - ou senão quase todos - relatados...