Clara dos anjos

Clara dos anjos Lima Barreto




PDF - Clara dos anjos


"Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua. É uma estória onde se tenta pintar em cores ásperas o drama de tantas outras raparigas da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza "amorfa e pastosa", como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua casta: "A priori", diz, "estão condenadas, e tudo e todos parecem condenar os seus esforços e os dos seus para elevar a sua condição moral e social." É claro que os traços singulares, capazes de formar um verdadeiro "caráter" romanesco, dando-lhe relevo próprio e nitidez hão de esbater-se aqui para melhor se ajustarem à regra genérica. E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia."





Clara dos anjos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Clara dos anjos (5)

ver mais
Clara dos Anjos - Lima Barreto (UFPR)

Clara dos Anjos - Lima Barreto (UFPR)

Clara dos Anjos

Clara dos Anjos

Clara dos Anjos - Lima Barreto | Pensar ao Ler

Clara dos Anjos - Lima Barreto | Pensar ao Ler

CLARA DOS ANJOS, de Lima Barreto

CLARA DOS ANJOS, de Lima Barreto


Resenhas para Clara dos anjos (64)

ver mais


A começar pela linguagem, é curiosa: motivo de críticas na sua época dada sua não-formalidade, hoje nos é perfeitamente compreensível, mais do que em muitos outros 'clássicos'. Já a história é simples, fácil de acompanhar, e os personagens ficam bem marcados no leitor - uma proeza do Lima Barreto, que consegue dar a dimensão deles mas de forma lisa e objetiva. Porém, o livro deve ser lido nas entrelinhas. A história não fala aleatoriamente sobre um ou outro personagem, e sim sobre ...