Claraboia

Claraboia José Saramago




PDF - Claraboia


Primavera de 1952. Um prédio de seis apartamentos numa rua modesta de Lisboa é o cenário principal das histórias simultâneas que compõem este romance da juventude de José Saramago. Os dramas cotidianos dos moradores — donas de casa, funcionários remediados, trabalhadores manuais — tecem uma trama multifacetada, repleta de elementos do consagrado estilo da maturidade do escritor, em especial a maestria dos diálogos e o poder de observação psicológica.

As janelas, paredes e corredores do ve-lho edifício lisboeta são testemunhas pri-vilegiadas das pequenas tragédias e co-mé-dias representadas pelos personagens. As peripécias de Lídia, uma bela mulher sustentada pelo amante misterioso, e Abel, um jovem outsider à procura de um sentido para a vida, se contrapõem ao árduo cotidiano dos outros moradores. As narrativas paralelas do livro são organizadas segundo as divisões internas do prédio, do térreo ao segundo andar.





Claraboia

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Claraboia (79)

ver mais
De tudo um pouco

Ingenuidade e beleza. Exercício de escrita. O Saramago inaugural. Essas são algumas das definições que eu utilizaria para descrever com facilidade este romance publicado postumamente. "Claraboia" não tem uma trama engenhosa nem personagens marcantes e não traz a pontuação característica saramaguiana. A história se passa em um modesto prédio de Lisboa, o que faz lembrar, em um primeiro momento, de "O cortiço", de Aluísio Azevedo. Mas as coincidências param exatamente aí. O livro do po...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR