Comentário de Judas

Comentário de Judas Adriano da Silva Carvalho




PDF - Comentário de Judas


A carta de Judas tem o testemunho dos manuscritos gregos unciais: א A B C K L P, com uma omissão na Peshita, mas incluída nas últimas versões siríacas, o Philoxenian e Harkleian. Essa carta tem sido descrita por muitos estudiosos como o documento mais negligenciado de todo o Novo Testamento. Essa atitude em parte se deve ao uso de material da tradição judaica feito pelo seu autor. Há na carta prováveis referências aos livros de “Enoque”, “Assunção de Moisés” e de outras literaturas da tradição judaica. A dependência do autor de certas passagens contidas nessas obras levantaram suspeitas sobre esse documento quando a igreja se preparava para estabelecer seu Cânon (a lista de livros que seriam incluídas no Novo Testamento). Assim Judas se tornou um dos documentos mais disputados do Novo Testamento. Crisótomo duvidava da sua autenticidade devido ao emprego que ela faz do livro de Enoque. Eusébio a classificou entre os antilegomena (isto é, livros contestados). Ela foi rejeitada pelo Cânon siríaco. Por outro lado, parece haver alusões de Judas na carta de Clemente de Alexandria (190 a.D.), no Pastor de Hermas, em Policarpo, Barnabé e talvez no Didaquê. Além dessas alusões, é provável que a carta de Judas também tivesse sido citada no Cânon Muratoriano (primeira citação dela ano 170 a.D.). Mas é certo mesmo que Tertuliano (210 a.D.) a conhecia, pois mencionou seu uso de Enoque. Era também conhecida de Clemente e Orígenes. E segundo se supõe Jerônimo parece ter contribuído para que ela tivesse seu lugar de autoridade na igreja. E finalmente no terceiro Concílio de Cartago em 397 a.D., a carta de Judas foi reconhecida como canônica.





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