Comunidades Imaginadas

Comunidades Imaginadas Benedict Anderson




PDF - Comunidades Imaginadas


Neste livro notável, Benedict Anderson sai a campo para desfazer boa parte dos lugares-comuns a respeito do nacionalismo: longe de se confundir com o racismo ou o fascismo, longe de ser uma síndrome quase patológica, que faz má figura num mundo marcado pelas promessas da globalização, o sentimento nacional tem uma história bem precisa, rica e contraditória.



Como marxista de formação e dono de um olhar escolado na observação dos conflitos coloniais no Sudeste asiático, Anderson volta-se menos para a instituição dos estados nacionais e mais para a ascensão do sentimento nacional. Daí a noção de comunidades imaginadas ? e não meramente imaginárias ?,porque,mais do que simplesmente denunciar-lhe as limitações, Anderson quer examinar como o nacionalismo capta e expressa anseios, esperanças e preconceitos nascidos no calor da vida social.



Comunidades imaginadas é ainda um livro pioneiro pelo recurso a idéias de várias disciplinas acadêmicas ? da filosofia da história de Walter Benjamin à antropologia de Victor Turner, passando pela crítica literária de Erich Auerbach ?, que frutificam num modelo em que o moderno sentimento nacional se vincula a fenômenos tão aparentemente díspares quanto a luta de classes, a ascensão das línguas vernáculas e do romance, o fim dos impérios coloniais e a emergência da impressão e da imprensa modernas.





Comunidades Imaginadas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Comunidades Imaginadas (3)

ver mais
Obra de referência.


O livro de Benedict Anderson, só pela sua existência, prova a ousadia e coragem que o autor teve. O tema tratado nesta obra é o nacionalismo, desde as suas origens até os fatores que levaram à sua constituição. O assunto não é fácil, pelo contrário, de extrema complexidade, mas nas mãos de Benedict Anderson ganha nova roupagem, uma aparência mais amigável, facilitando assim o entendimento tanto de quem trabalha na área, como aquele indivíduo que procura mais informação acerca do tema....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR