Concepções de história na proposta curricular do estado de Santa Catarina

Concepções de história na proposta curricular do estado de Santa Catarina Maria de Fátima Rodrigues Pereira




PDF - Concepções de história na proposta curricular do estado de Santa Catarina


Dentre as correntes e concepções históricas e filosóficas que influenciaram a educação brasileira é incontestável a presença marcante do Iluminismo e do Positivismo. O estado de Santa Catarina, em 1991, elaborou uma Proposta Curricular de ensino, que foi complementada com uma nova versão em 1998, tendo como eixo norteador o materialismo histórico-dialético, na tentativa de resgatar a história-ciência. Porém, a partir da segunda versão, a proposta entra no que a professora Maria de Fátima chama de ecletismo, assemelhando-se à concepção positivista do conhecimento. É a partir desse ecletismo que a autora faz uma série de questionamentos, pondo em discussão algumas "brechas" deixadas pelo elaboradores da Proposta, especialmente no que diz respeito às concepções de história, aos paradigmas teóricos, ao(s) sujeito(s) e ao(s) objeto(s) da história.





Concepções de história na proposta curricular do estado de Santa Catarina

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR