Consumo Consciente

Consumo Consciente Ricardo Ribeiro Alves




PDF - Consumo Consciente


O presente livro surgiu de uma inquietação. Lia várias reportagens e notícias sobre como as questões ambientais têm influenciado a vida de pessoas, empresas e governos, com novidades relacionadas a produtos verdes, mobilidade urbana, energias limpas, dentre outros, mas não conseguia visualizar essas novas tendências na teoria de consumo e marketing, que tradicionalmente se aprende nos cursos de Administração e demais cursos afins.
Resolvi, então, elaborar a estrutura de um texto-base começando pela discussão entre “consumo” e “consumismo”, até destacar o papel desenvolvido pelo marketing (sim, o mesmo que aprendemos) nesse processo. Fiquei dias pensando (e refletindo) sobre o papel que o consumo consciente (e toda a teoria que lhe dá suporte) tem no estabelecimento das diversas ações humanas, dentre as quais as “novas tendências” supracitadas. O resultado foi a formulação de um modelo, em forma de “iceberg”, que me pareceu mais apropriado para explicar, de forma bem didática, o que eu entendo como “desdobramento” das ações humanas (parte visível do iceberg, aspectos concretos) a partir da cultura (parte submersa do iceberg, aspectos abstratos). Com o modelo pré-definido, já existia uma prévia determinação de que cada capítulo corresponderia a um elemento contido no modelo. Assim, o desenvolvimento dos capítulos pautou-se na teoria relacionada a cada assunto, mais as novidades, tendências e inovações pertinentes a cada um desses assuntos.





Consumo Consciente

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR