Este livro analisa as características dos contratos empresariais, dentro da lógica de funcionamento do mercado. Parte da definição dos contratos celebrados entre empresas para acentuar as peculiaridades desses negócios, apartá-los dos contratos consumeristas e destacar seus vetores de funcionamento e métodos próprios de interpretação. Sobre esta obra, afirma Natalino Irti, no Prefácio: Nem o contrato nem a empresa vivem na solidão, fechados e exauridos em si mesmos, mas pertencem, especialmente na nossa era, à unidade econômica e jurídica do mercado. Nítido mérito da autora é destacar esse intrínseco e recíproco pertencimento no qual contratos e empresas "fazem" o mercado, fora dele, ou são inconcebíveis ou assumem outra e diversa fisionomia. O mercado- explica em várias passagens Paula Forgioni- não é um lugar imaginário e abstrato, mas uma unidade jurídica, fundada no princípio pacta sunt servanda, isto é, no caráter vinculante e imperativo do acordo. [...] Paula Forgioni [...] oferece à doutrina comercialista brasileira uma contribuição de segura importância e de franca originalidade.