Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras

Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras Luiz Antonio Simas




PDF - Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras


Inédito de Luiz Antonio Simas, o historiador que é referência sobre cultura popular brasileira.


Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras reúne registros de assombro e alumbramento sobre a cultura e a gente brasileira. Tocado por Exu – orixá mensageiro, senhor das encruzilhadas – e de seu Zé Pelintra – protetor do povo das ruas -, o historiador Luiz Antonio Simas compartilha visões e táticas fresteiras contra a mortandade produzida pelo desencanto do mundo.

Nos 77 textos que compõem o livro, passeiam personagens vivíssimos – deste ou de outros mundos –, como Jaiminho Alça de Caixão, o “inventor” da profissão de papagaio de pirata; o maestro Tom Jobim tomando uísque com o imperador Nero incorporado em um médium; e a descida da entidade Nelson Rodrigues na Penha Circular. Aparecem também temas como a violência do capital sobre corpos, culturas e territórios, a força do encanto, o samba e o jogo do bicho.

Para o pedagogo e escritor Luiz Rufino, que assina o texto de orelha, “Nos pontos riscados por Luiz Antonio Simas – professor amigo da rua –, as sabedorias praticadas no trivial enredam histórias confiadas com graça, afeto, cisma e firmeza, que honram as memórias plantadas nos quatros cantos da sua aldeia.”





Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras (5)

ver mais


Trambiqueiros filósofos, amor e violência, um mito, um rito, o cotidiano, botequins, estilhaços de vida... uma cidade e tudo que ela traz consigo (incluindo a história de um país). A criação das crianças brasileiras, o afeto em falta, a diversão devida, os tempos virtuais, a ginga do malandro, uma cena do cotidiano remetendo a um quadro de Picasso. Luiz Antonio Simas nos embala em uma atmosfera de significados e raízes que vem do coração do mundo, a África. No primeiro texto 'Confi...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR