Estou falando com as paredes

Estou falando com as paredes Jacques Lacan




PDF - Estou falando com as paredes


"Estou falando com as paredes", diz Lacan, e isso significa: "Nem com vocês, nem com o Outro maiúsculo. Estou falando sozinho. É precisamente isto que lhes interessa. Cabe a vocês me interpretar."
Essas paredes são as da Capela de Sainte-Anne. Nelas Lacan reencontra sua juventude de interno em psiquiatria. Diverte-se, improvisa, deixa-se levar. A intenção é polêmica: os melhores dentre seus alunos, cativados pela ideia de que a análise constitui o vazio de todo saber anterior, haviam erguido a bandeira do não saber, tomada emprestada de Georges Bataille. Não, diz Lacan, a psicanálise provém de um saber suposto, o do inconsciente. Acede-se a ele pelo caminho da verdade (o analisando se esforça por dizer cruamente o que lhe passa pela cabeça) quando ela desemboca no gozo (o analista interpreta os ditos do analisando em termos de libido).
Em contrapartida, dois outros caminhos barram o acesso ao inconsciente: a ignorância (entregar-se a ela com paixão ainda é consolidar o saber estabelecido) e o poder (a paixão pela potência oblitera o que o ato falho revela). A psicanálise ensina as virtudes da impotência: ela, pelo menos, respeita o real.
Lição de sabedoria para uma época: a nossa, que vê a burocracia, de braço dado com a ciência, sonhar em mudar o Homem no que ele tem de mais profundo – pela propaganda, pela manipulação direta do cérebro, pela biotecnologia, ou ainda pela social engineering. Antigamente, é claro, a coisa não estava boa, mas amanhã pode ficar pior.

(Jacques-Alain Miller)





Estou falando com as paredes

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Estou falando com as paredes (1)

ver mais


Gostei bastante da leitura, mas ao meu ver Lacan exige releituras frequentes e resignificações diferentes a cada uma....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR