Fronteira

Fronteira Cornélio Penna




PDF - Fronteira


Quando Fronteira foi publicado pela primeira vez, em 1935, causou grande estranheza nos meios literários. Romance de estreia de Cornélio Penna, simples na forma, compacto na sucessão de capítulos – em geral, curtos, como cenas ou quadros interiores dessa cidade sem nome encravada entre montanhas e fantasmas do ciclo da mineração –, fala-nos de um mundo em decadência, mas que ainda persiste em nos assombrar.

O título Fronteira já remete a esse lugar indefinido entre sonho e realidade, entre passado e presente, entre natural e sobrenatural, entre crença e descrença, entre lucidez e loucura, e aos poucos vai construindo um clima de suspense e mistério – que não se resolve como novela policial, mas antes como drama interior.





Fronteira

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Fronteira (4)

ver mais


Há, neste romance-inaugural da prosa de Penna, uma certa atmosfera que se encadeia de forma paulatina. Tal encadeamento se estrutura em torno de mistérios: Quem é o narrador-personagem, aquele que escreveu o diário? Quais mistérios guardam a família de Maria Santa e de Tia Emília? Quais mistérios essa casa guarda? Que papéis são esses que um Juiz levou para a casa? E há mais, mas quase todas sem respostas. Um passado sangrento se esconde. A atmosfera de mistério faz com que enxergu...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR