História do Brasil nos velhos mapas

História do Brasil nos velhos mapas Jaime Cortesão




PDF - História do Brasil nos velhos mapas


O primeiro tomo de História do Brasil nos velhos mapas abrange o período colonial, com foco na evolução da cartografia portuguesa. Jaime Cortesão entregou o manuscrito ao Instituto Rio Branco em 1957, antes de seu regresso definitivo a Portugal, tendo Isa Adonias, chefe da Mapoteca do Itamaraty, reorganizando mapas e desenhos. O trabalho só foi impresso em 1965.

Na obra, o autor argumenta que o mar, dando ao português sua personalidade e independência física, criou uma sociedade singular no Brasil, território “em forma de imenso promontório” avançando ao encontro da Europa. Cortesão defende, na apreciação do chamado mito da Ilha Brasil, que entre os Estados contemporâneos nenhum teve a sua história política tão intimamente ligada à geografia e à cartografia como o Brasil.

Os capítulos apresentam os mapas como fonte de compreensão das formações vegetais, da transformação tecnológica, da cultura indígena e das explorações territoriais e marítimas. Nesse tema, o autor defende que as escolas cartográficas portuguesas influenciaram diretamente a confecção de projeções, globos e mapas da escola flamenga, disseminando o conhecimento luso sobre o mundo atlântico. A obra, decorrente do vínculo de Cortesão com o Itamaraty, homenageia os laços humanos e geográficos do mundo luso-brasileiro.

Coleção Bicentenário Brasil 200 anos – 1822-2022: http://funag.gov.br/boletim-editorial/boletim-bicentenario/

Baixe PDF gratuitamente aqui: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/41-1185-1





História do Brasil nos velhos mapas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR