Jubiabá

Jubiabá Jorge Amado




PDF - Jubiabá


Jubiabá, romance de Jorge Amado escrito entre 1934 e 1935, tem como protagonista Antônio Balduíno, menino pobre nascido no morro do Capa-Negro, em Salvador. Ao longo do romance, acompanhamos as diferentes fases de sua vida: quando vivia nas ruas, ainda criança, cometendo pequenos delitos, agregado na casa de um comendador, malandro, boxeador, trabalhador nas plantações de fumo, artista de circo e estivador. Qualificado de magnífico por Albert Camus, Jubiabá foi adaptado para o cinema por Nelson Pereira dos Santos, para o teatro, rádio e televisão, e ganha agora uma versão em quadrinhos por Spacca, um dos maiores artistas das HQs nacionais.

Para contar essas aventuras, o cartunista usa todo o seu poder de síntese: tanto as imagens como o texto são altamente informativos.

Além de estudar profundamente o romance, o cartunista se baseou num extenso material sobre a Salvador de antigamente: livros de arte, de fotos, mapas e também outras obras de Jorge Amado. Spacca viajou ainda a Salvador, onde consultou a Fundação Gregório de Matos sobre aspectos da Salvador dos anos 20. Segundo ele, o trabalho todo levou cerca de um ano e meio: seis meses para pesquisa, escrita do roteiro e desenvolvimento dos personagens e um ano para desenhar e colorir. Como resultado dessa empreitada, o leitor tem nas mãos uma obra fiel ao romance de Jorge Amado, mas perfeitamente adaptada ao ritmo ágil das histórias em quadrinhos.





Jubiabá

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Jubiabá (1)

ver mais
Jubiabá e o bairro da Ribeira #AmandoJorge 004 ?

Jubiabá e o bairro da Ribeira #AmandoJorge 004 ?


Resenhas para Jubiabá (117)

ver mais
perfume de dendê


Esse livro é impressionante por muitos motivos. Publicado em 1935, foi o quarto romance de Jorge Amado, quando o autor contava apenas 23 anos. Trata-se de um dos primeiros romances brasileiros que tem um negro como protagonista – e não se enganem, não é o Pai-de-Santo Jubiabá, mas Antônio Balduíno, aventureiro, imperador mendigo, sambista, boxer, lavrador e, finalmente, ativista político. E por falar em Jubiabá, esse também é um dos primeiros livros a descrever de forma consistente alg...