Linguagens Artístico-Culturais I

Linguagens Artístico-Culturais I Camila Monteiro Shenkel...




PDF - Linguagens Artístico-Culturais I


A formação cultural de professores apenas tangencia os debates na área da Educação, embora seja inegável o reconhecimento de sua importância nos últimos anos. Nos documentos institucionais brasileiros, é contemplada tanto no Plano Nacional de Educação, como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, ainda que de maneira difusa. Os documentos apenas sugerem que os currículos dos cursos de Pedagogia assegurem uma “ampla formação cultural” (BRASIL, 2001, p. 74), ao atentar para “[…] outras formas de orientação inerentes à formação para a atividade docente” (BRASIL, 2002). Falamos de diretrizes amplas, que não indicam caminhos metodológicos de como incluir esse tipo de formação no currículo dos cursos. Assim, cabe às faculdades de Pedagogia a criação de espaços que visem à ampliação do repertório dos alunos.
As competências previstas pela atividade acadêmica Linguagens artísticoculturais I (assim como Linguagens artístico-culturais II) vão ao encontro, justamente, de uma formação cultural pautada pela ampliação de repertório.





Linguagens Artístico-Culturais I

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