Maleita

Maleita Lúcio Cardoso




PDF - Maleita


A vida levada por um forasteiro andarilho, fundador de cidades e de espírito aventureiro - inspirado no pai do escritor Lúcio Cardoso, Joaquim Cardoso -, conduz a trama, que se debruça sobre a paisagem às margens do rio São Francisco, nas imediações da cidade mineira de Pirapora. A fundação da cidade atrai imigrantes de toda a parte, e, aos poucos, chega também a tragédia. A malária torna-se personagem central do romance, instigando o leitor a refletir sobre a ganância e a miséria do homem.

A partir de Maleita, publicado originalmente em 1934, a obra de Lúcio Cardoso, progressivamente, será conduzida pela investigação psicológica. Justapondo suas ficções humanas, confrontando-as entre si, de maneira a compor uma teia inexorável de autodestruição.

Considerado por vários críticos seu melhor romance, até esta edição da Civilização Brasileira, este romance era uma raridade, restrita a sebos e boas bibliotecas — desde 1970 o leitor não tem o privilégio de uma nova edição da obra.





Maleita

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Maleita (1)

ver mais
Como um adolescente pode ter escrito isso?


Disponível em: http://catalisecritica.wordpress.com Cada viagem, um livro. Cada livro, naturalmente, uma viagem. Hoje fui a Pedrinhas e depois a Simão Dias. Aproveitei o tempo, claro, lendo. Desta vez o livro foi Maleita, do escritor mineiro Lúcio Cardoso. Publicado em 1934, esse livro tem uma marca impressionante: foi escrito quando o autor tinha entre 16 e 17 anos, o que é impressionante, considerada a qualidade da narrativa. Quem me recomendou esse livro foi um cidadão autocognom...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR