Mandu Ladino

Mandu Ladino Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco




PDF - Mandu Ladino


Mandu Ladino não é apenas um personagem de romance; é real, existiu, faz parte da história do Piauí, do Maranhão e do Ceará, pois nesses rincões viveu e lutou em uma larga faixa de terra em fins do século XVII e início do século XVIII.
Consta da história que ele era um índio manso, criado num aldeamento missionário de padres capuchinhos, possivelmente no interior da Paraíba ou de Pernambuco, e que, daí fugindo, veio a ter as terras do Longá.
De novo aprisionado, Mandu virou escravo-vaqueiro em uma fazenda de gado por vários anos, tendo empreendido nova fuga quando a sede da fazenda foi atacada por indíos selvagens.
Acostou-se aos índios Aranis onde mais tarde foi elevado à condição de cacique, líder da tribo, e promoveu revoltas várias contra os colonos, fazendeiros que, àquela época, se apossavam das terras nas cercanias dos rios Longá, Surubim, Jenipapo, Maratoan, Piracuruca, Poty e no baixo Parnaíba.
Na visão dos brancos, Mandu Ladino foi um índio assassino, perigoso, que causou grandes prejuízos, em vidas e bens, aos colonizadores de então. Esta é a história dos vencedores.
Ocorre que, se olharmos pela ótica dos nativos, os vencidos, o que vamos ter diante de nós é um personagem épico, heróico, vulto incomparável em sagacidade e destemor, que lutou bravamente contra os invasores de sua terra e pela liberdade de sua gente. Esta é a história que se pretende contar.
Quanto aos demais personagens do texto, alguns são reais e outros não, todos misturados, assim como os eventos, uns verdadeiros e historicamente comprovados, de permeio a outros total ou parcialmente imaginários.





Mandu Ladino

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR