Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga




PDF - Marília de Dirceu


Em Minas Gerais, 4 poetas constituem os cultores do Arcadismo. Grande entre eles, pelo sentido do ritmo e domínio artesanal, aparece Tomás Antônio Gonzaga, popularizando através das "liras" que celebram os amores de Marília de Dirceu.
O tema do livro é amor. Amor cheio de pureza, em que se constrói um universo ideal, o poeta encarnado em pegureiro, a sua amada em pastora, conforme o vocabulário da escola, com aproximação entre poesia culta e poesia popular.
O século XVIII marca a virada do pensamento no Brasil e no mundo. É Iluminismo, e em Vila Rica surgem o escultor Aleijadinho, os inconfidentes, Tiradentes, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga - este dois últimos poetas árcades.





Marília de Dirceu

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Marília de Dirceu (1)

ver mais
Episódio 26 - Marília de Dirceu, by Jéssica Pedrosa

Episódio 26 - Marília de Dirceu, by Jéssica Pedros


Resenhas para Marília de Dirceu (289)

ver mais
Meia-boca.

Com suas liras, propostas árcades e bucolismos, Tomaz Antônio Gonzaga cria um clássico da literatura brasileira. Indubitavelmente. O fato é que achei uma proposta tão ilusória, chata e fantasmagórica, que não me tocou. Fora que, Gonzaga não foi, nem de longe, um Dirceu à procura de sua Marília. ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR