Masculinidades

Masculinidades Fernando Marques Penteado...




PDF - Masculinidades


Organizado em parceria por Fernando Marques Penteado e José Gatti, este conjunto de ensaios traz ao debate o tema da masculinidade. Ao questionar noções essencialistas arraigadas, Masculinidades: teorica critica e artesacentua o plural, colocando em focodiferentes abordagens. Assinado por autores que se destacam em suas respectivas áreas [Cinema, História, Antropologia, Comunicação, Letras, Sociologia, Arte entre outras], este livro contitui uma signitificativa contribuição ao temo contemplado.
Os dezenove ensaios encontram-se articulados em três eixos: literaturas/imagens, políticas/culturas, ardores/espelhos. O primeiro eixo privilegia o diálogo entre literatura e cinema, masculinidade e homossexualidade, virilidade e sua desconstrução, masculinidade e raça, homossexualidade e intimidade. Já o segundo eixo aborda a masculinidade e seus novos discursos, a ressignificação do corpo masculino, a interface entre masculinidade e esporte, a aids e a performance. O último eixo traz reflexões e imagens sobre o banheiro masculino visto sob as lentes da homofobia, as tensões entre privado e o público nesse espaço, assim como no banho turco, a pornografia e a nudez, o corpo masculino, desejo e imagem, a inversão de perfis de masculinidade.
No inicio do século XXI, este livro é bem-vindo por tratar de transformações de gênero e sexualidade na sociedade contemporânea.

Eliane Borges Berutti
Universidade Estadual do Rio de Janeiro





Masculinidades

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Masculinidades (0)

ver mais
Papo de homem


Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar". Mantra de 15 anos da minha vida. Este livro é o começo de uma longa estrada que me propus a trilhar para compreender a minha masculinidade, anseios, angústias, atitudes machistas, barreiras, preconceitos, medos e vulnerabilidades. Continuar este processo de desconstrução do modelo de macho/padrão é um imenso desafio. Mais do que estudar e refletir, o que vale mesmo é por em prática tudo isso em ações concretas. Coisas que eu passo o pano...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR