Memórias do subsolo

Memórias do subsolo Fiódor Dostoiévski




PDF - Memórias do Subsolo


Memórias do subsolo é um pequeno romance publicado em 1864. Considerada uma obra precursora do existencialismo e da psicanálise, traz na primeira parte o monólogo de um homem amargurado e amargo, um homem subterrâneo, sem nome ou relações sociais, um empregado aposentado, em cuja própria existência não vê nenhum sentido, e que se dirige diretamente ao leitor. Tenta envolvê-lo, convencê-lo e comovê-lo com hipóteses sobre si mesmo e sua possível redenção, talvez via a ação, nem que seja fazer o mal — para afinal concluir que o melhor é não fazer nada. Na segunda parte, numa espécie de fluxo de consciência (técnica narrativa que seria mais tarde levada ao limite por Joyce), surgem as duras lembranças de situações e discursos que, numa sociedade hierarquizada, submetem e emparedam os humilhados e ofendidos.

Todo homem tem algumas lembranças que ele não conta a todo mundo, mas apenas a seus amigos. Ele tem outras lembranças que ele não revelaria nem mesmo para seus amigos, mas apenas para ele mesmo, e faz isso em segredo. Mas ainda há outras lembranças em que o homem tem medo de contar até a ele mesmo, e todo homem decente tem um considerável numero dessas coisas guardadas bem no fundo. Alguém até poderia dizer que, quanto mais decente é o homem, maior o número dessas coisas em sua mente.





Memórias do subsolo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Memórias do subsolo (8)

ver mais
Memo?rias do subsolo (Dostoie?vski) ?? | Tatiana Feltrin

Memo?rias do subsolo (Dostoie?vski) ?? | Tatiana F

Resenha: Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévski - Projeto Ferrante Indica

Resenha: Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévsk

Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski) | Vandeir Freire

Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski) | Vandeir

Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski) | Entre amigos | Vandeir Freire

Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski) | Entre a


Resenhas para Memórias do subsolo (1.485)

ver mais
Memórias do Subsolo (Fiódor Dostoiévski)


Sempre lembro de um momento em O Tempo e o Vento de Érico Verissimo no qual uma personagem dizia que O Capital de Marx era o livro mais citado e menos lido de todos os tempos. Se fôssemos esticar o raciocínio para um autor, tenho certeza que o campeão seria o russo Fiódor Dostoiévski. Por alguma razão que me escapa ele ganhou fama de leitura difícil, e por consequência quem o lê seria automaticamente uma pessoa inteligente. Portanto o autor consta em diversas listas de livros favoritos...