Memórias Póstumas de Brás Cubas / Quincas Borba

Memórias Póstumas de Brás Cubas / Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




PDF - Memórias Póstumas de Brás Cubas / Quincas Borba


Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba são dois dos principais romances de Machado de Assis unidos por um personagem comum - os outros são D.Casmurro, Esáu e Jacó e Memorial de Aires.
Nesta fase, a prosa de Machado de Assis (1839-1908) distingue-se pela ironia, o modo como interpela os leitores e por evitar o realismo «implacável e lógico» que ele criticou em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queirós.
Ao cepticismo distanciado de Memórias Póstumas de Brás Cubas segue-se, seis anos depois, em Quincas Borba a credulidade romântica de Rubião, humilde professor tornado rico por herança de filósofo e perdido no Rio de Janeiro e na Corte em busca de emoções. Rubião é fascinado por Sofia e enganado pelo marido desta, Cristiano Palha, que transforma a mulher em instrumento da sua ascensão burguesa. Mas Sofia não tem a audácia de uma Bovary, nem sequer a desenvoltura da Luísa de O Primo Basílio e Rubião naufraga nas esperanças perdidas.
Se Memórias Póstumas de Brás Cubas deixa um rasto de lúcida diversão que evita a tragédia, Quincas Borba mergulha na irreversível loucura do seu personagem. Rubião parece destinado a ilustrar a teoria do filósofo Quincas Borba, resumida na frase: ao vencedor, as batatas. Neste romance cuja acção decorre entre 1867 e 1870 são visíveis os reflexos dos acontecimentos da época, desde a guerra do Brasil com o Paraguai ao esplendor e queda de Napoleão III, com quem Rubião se identificaria.





Memórias Póstumas de Brás Cubas / Quincas Borba

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Memórias Póstumas de Brás Cubas / Quincas Borba (0)

ver mais
Memórias póstumas de Brás cubas


?Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria?? Que memórias póstumas é um clássico da literatura brasileira todo mundo já sabe. Eu resolvi lê-lo por conta própria, curiosidade mesmo e me surpreendi demais. Sinto que se tivesse lido pela escola, não iria gostar tanto, por ver como uma obrigação, mas ler por vontade deixou tudo melhor. Sobre a escrita, não achei ela taooo difícil quanto esperava, mas da pra ir vendo resumos por capitulo na internet. Enf...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR