Ngoma Yethu

Ngoma Yethu Paulina Chiziane...




PDF - Ngoma Yethu


Ao encetarem uma sinuosa incursão por temas tão caros, tão controversos quão polêmicos como as origens da Humanidade, do Cristianismo e da intelectualidade universal no calor do Continente Africano, as autoras defendem, com base em várias fontes, que a evolução da espécie humana e seus significativos avanços tiveram a sua origem em África. Segundo elas, também do “ventre de África que nasceu o grande embrião para o desenvolvimento das religiões universais, referenciando Moisés (Cristianismo), Ismael (Islamismo) e Santo Agostinho (Teologia e Filosofia), entre outros religiosos e intelectuais. Para tal, analisam diversas tradições e sistemas de pensamento africanos — dos povos Bantu —, alicerçando-os com o crivo de uma sólida abordagem crítica a partir da visão de mundo do curandeiro, sobretudo por colocá-lo em confronto aberto com pensamentos cristalizados, como o são o Cristianismo (afastado de sua própria matriz—os ideias e pensamento de Jesus Cristo) e o colonialismo (principal responsável pelo fenômeno que as autoras designam de “processo de usurpação do ser”).
Ngoma Yethu: o curandeiro e o novo testamento—de Paula Chiziane, escritora e ativista sociocultural, e Mariana Martins, curandeira e cristã , ambas moçambicanas — se inscreve como grande desafio para uma reflexão por parte dos pesquisadores em geral e, em particular, da intelectualidade africana e moçambicana. Desse prisma áureo, a obra avança algumas respostas que, por agora, deixo para o deleite do público leitor.


Nataniel Ngomane





Ngoma Yethu

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR