O Anjo e o Anticristo

O Anjo e o Anticristo Manoel Lobato




PDF - O Anjo e o Anticristo


Zeca e Zilda. Neusa e uma paixão densa de culpa. Raimundo e seus amores, memórias, consciência do fim próximo. Lélio e seus companheiros, dois Ícaros ganhando o espaço. Um avô e sua dolorosa solidão. Sobras de corpo e lacunas de alma.

Vidas. Fragmentos de vida. O ser humano sangrando em seus desejos, suas frustrações, sua perplexidade. Monstro de escuridão e rutilância - assim definiu o poeta Augusto dos Anjos o homem, todo homem e cada um de nós. E é esse homem que encontramos, sempre, na literatura de Manoel Lobato - como neste O anjo e o anticristo.

Não estamos diante de um escrevinhador de amenidades: os textos de Lobato incomodam. Como todo autor à altura do seu ofício, ele busca a vida sem disfarces, mergulhando fundo nesse poço de infinitas possibilidades (muitas delas nada desejáveis) que é a alma humana. Zeca, Zilda, Neusa, Raimundo, Lélio, o avô - são personagens que conhecemos muito bem. Porque suas vidas são feitas, em última análise, mutatis mutandis, de nossas vidas.

Não foi à toa que Manoel Lobato se tornou um dos escritores mais lidos e elogiados deste país. Num estilo direto, seco (direi até: implacável), ele nos leva sem rodeios a esse mundo estranhíssimo que é o mundo em que vivemos, nós, os monstros de escuridão e rutilância.

E este livro é mais uma dessa viagens. Que não podemos perder, se procuramos uma literatura sem tergiversações, maquiagens, hipocrisias. Uma literatura, enfim, como queria Mário de Andrade, suja de vida.

Ruy Espinheira Filho





O Anjo e o Anticristo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR