O negro declara e outros poemas

O negro declara e outros poemas Langston Hughes




PDF - O negro declara e outros poemas


Conhecido como "o poeta do povo" pela crítica dos Estados Unidos, Langston Hughes (1901-1967) é considerado um dos maiores nomes da literatura negra em língua inglesa e um dos poetas mais emblemáticos do século XX. Ainda sem um único livro publicado no Brasil, a Pinard propõe publicar a antologia O negro declara e outros poemas, que concentrará cerca de 80 dos seus versos mais emblemáticos – além de três textos de apoio que irão contextualizar e aprofundar seu trabalho artístico – em uma edição bilíngue e estilizada.

Negro, homossexual e comunista, Langston Hughes criou uma poesia ao mesmo tempo profunda e acessível, que conversava com os intelectuais da literatura inglesa – chegando a ser comparado com Walt Whitman – ao passo que conseguia encantar os leitores de camadas mais populares. Tornou-se o primeiro autor negro dos Estados Unidos a viver unicamente da escrita e, ainda em vida, tornou-se o poeta mais lido do país. Além de se dedicar à literatura, Langston Hughes foi também ativista social e dramaturgo.

O livro foi traduzido por Leo Gonçalves e revisado por Ricardo Aleixo.





O negro declara e outros poemas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O negro declara e outros poemas (4)

ver mais
Poesia como liberdade


Essa edição - escolha dos poemas, tradução e projeto gráfico do livro físico - está à altura desse grande poeta americano, Langston Hughes (1901-1967), praticamente desconhecido no Brasil, embora o gênio Manuel Bandeira (1886-1968) tivesse traduzido alguns de seus poemas. A edição é bilíngue e há três textos críticos que servem de apoio para contextualizar o poeta e sua produção poética em seu tempo histórico. Seus poemas, embora tenham como mote o 'fardo da raça', não se reduz a el...