O novo espírito científico: a poética do espaço

O novo espírito científico: a poética do espaço BACHELARD



PDF - BACHELARD


Seleção de textos e introdução por José Américo Motta Pessanha.

1. A filosofia do não [1940] :::
A partir das revoluções ocorridas no universo da ciência, no século XX, Bachelard traça o perfil da filosofia do novo espírito científico. Mostra que essa filosofia se constitui em oposição às premissas da ciência tradicional: em nome de uma química não-lavoisieriana, diz não ao substancialismo; em nome das descobertas da mecânica ondulatória, diz não à analiticidade na matemática e na física; e, finalmente, em nome do caráter dialético do pensamento científico, diz não à lógica aristotélica.

2. O novo espírito científico [1934] :::
Esta obra se propõe como objetivo filosófico “captar o pensamento científico contemporâneo em sua dialética e mostrar a novidade essencial que lhe é própria”. Esclarece como a mecânica não-newtoniana, a teoria da relatividade, as novas geometrias e as demais grandes inovações da ciência atual modificaram fundamentalmente noções básicas da filosofia, como as de matéria, determinismo, objeto, exigindo a construção de uma nova epistemologia: uma epistemologia não-cartesiana.

3. A poética do espaço [1957] :::
Uma das obras mais importantes dedicadas por Bachelard ao estudo da imaginação poética e criadora. Descrevendo fenomenologicamente as imagens referentes ao espaço – aquelas que constituem “os valores da intimidade do espaço interior” – o filósofo mostra a função de imagens como casa, cofre, ninho, concha, e traça “a dialética do pequeno e do grande sob o signo da Miniatura e da Imensidão”.





O novo espírito científico: a poética do espaço

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O novo espírito científico: a poética do espaço (1)

ver mais


Fiz a leitura da FILOSOFIA DO NÃO e não me senti apto a seguir nesse temario por falta de conhecimento. Mas vou retomar um dia se puder....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR