O Riso

O Riso Henri Bergson




PDF - O Riso


O Riso reúne três artigos escritos pelo filósofo francês Henri Bergson em 1899 para a Revue de Paris, reunidos em um livro no ano seguinte. Nestes três textos, o autor busca elucidar o significado do cômico e o que está por trás do riso como fenômeno social.
O desajeitado, o repetitivo e o feio são alguns dos motivadores do riso. Decorre daí a hipótese de Bergson de que o cômico depende de certa rigidez do homem e da exigência para que ele retome a flexibilidade indispensável para a vida social. O pensamento original e incisivo de Bergson retoma, assim, nestes ensaios, a oposição entre duração e mecanismo que o tornou um dos mais influentes filósofos do século XX, com ideias que nos impactam até hoje.





O Riso

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Riso (11)

ver mais
Ridendo castigat mores


O homem é o único animal que ri. Principalmente dos outros, mas também de si próprio. Rindo castigamos os costumes; rir subentende algo mais profundo do que a risada simplesmente. Isso você encontra aqui. Mas em nenhum momento neste livro aparece a conhecida expressão “Quem ri por último ri melhor.” – talvez porque isso não seja exatamente verdadeiro. Ou é? Bem, o livro de Bergson tem como subtítulo Ensaio Sobre o Significação da Comicidade, quer dizer, ele não analisa toda forma de ...