Os Analectos

Os Analectos Confúcio
Confúcio




PDF - Os Analectos


Os analectos são uma compilação de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.) realizada pelos seus discípulos após a morte do mestre e de uma influência incomensurável no oriente, principalmente na China. Mais do que uma filosofia, trata-se de uma "visão de vida": o ponto central da obra de Confúcio, o homem moralmente ideal e como atingir tal excelência moral, é algo a ser construído aos poucos e a todo momento, nas pequenas ações diárias.

Se a meta de Confúcio era a excelência moral e de caráter, ao alcance de todos os homens, os meios para se chegar a ela eram o cultivo da benevolência, sabedoria e coragem. E tais páginas não estão desprovidas da qualidade do pensamento oriental que ensina contemplação, simplicidade e desapego: a recompensa pelo aperfeiçoamento moral não está nem nessa vida nem na próxima, ma no próprio aperfeiçoamento.

De tão rico e sutil, o pensamento de Confúcio dificilmente pode ser parafraseado ou resumido. Mas, por tratar de questões como respeito aos mais velhos, os deveres de cada um e a necessidade de uma pessoa buscar coerência entre o que diz e o que faz, Os analectos tornam-se um contraponto essencial no mundo de hoje, de decadência de valores morais.





Os Analectos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Os Analectos (1)

ver mais
5 Lições de Vida de CONFÚCIO | Confucionismo | As 5 virtudes de Confúcio.

5 Lições de Vida de CONFÚCIO | Confucionismo | As


Resenhas para Os Analectos (24)

ver mais


Os Analectos de Confúcio são uma coletânea de casos, ditos e ideias atribuídos ao célebre filósofo chinês, seus alunos e contemporâneos, pois vários dos aforismos são referentes a pensamentos contrários ou contos moralizantes de cunho popular. As ideias principais giram em torno da benevolência (característica mais frequente atribuída ao cavalheiro), da obediência hierárquica (social e governamental) e da anticorrupção - embora, não seja esclarecida em nenhum momento a definição de ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR