Páginas Várias

Páginas Várias Mário Ferreira dos Santos




PDF - Páginas Várias


...Todo o produzido implica uma produção: esta é a forma vital, dinâmica da existência. O produzido é simplesmente o estratificado. O nosso conhecimento é formado por essas estratificações, em seu movimento, em seu constante vir-a-ser.
"A paisagem é um estado de alma", exclama o romântico, provocando estremecimentos ao homem realista, que vê aí apenas metáfora. Não é apenas metáfora, e por não ser tão pouco é que a exclamação do romântico indica muito mais.
Além de existir uma simbólica do tempo e do espaço através de todas as linhas, formas e direções, esta se coordena com a simbólica que lhe empresta o valor que o homem demasiadamente realista não capta, que a vê apenas como é, e não o que ela significa.
Damos a seguir uma série de trabalhos dêste autor, onde os temas nietzscheanos são aproveitados. Note-se que o autor reivindica Nietzsche para o pensamento genuinamente cristão, apesar da oposição geral e até das declarações peremptórias daquele famoso poeta-filósofo alemão. Contudo, convém considerar que, hoje, na própria Igreja Católica, autores de reconhecida fidelidade defendem a mesma tese, que foi exposta, com antecedência, por Mário Ferreira dos Santos. Nietzsche era, na verdade, cristão e não o anti-Cristo que julgava ser. Seu êrro partiu de um julgamento falso. Tendo, por deficiência de análise e de exame, construído uma visão contrária de Cristo, era fácil que a ela se opusesse. Não é, pois, de admirar, que, em seus últimos dias, chorasse abraçado a um crucifixo que partira, pedindo-lhe angustiadamente perdão.





Páginas Várias

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR