Perfil do leitor colonial

Perfil do leitor colonial Jorge de Souza Araújo




PDF - Perfil do leitor colonial


Resulta da peregrinação do autor por mais de uma centena de arquivos públicos, à cata de bibliotecas dentro dos inventários do período colonial. Revela o que de fato se lia na época. Conclui: "O brasileiro, se não lia tudo ou bem, ao menos lia. E lia razoavelmente vário e muito". Leu quase nada no século XVI. (A poesia de Gregório de Mattos só foi publicada em 1904.) Lia religião no XVII. Só cuidou de política no fim do século XVIII.





Perfil do leitor colonial

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Perfil do leitor colonial (1)

ver mais


Como traçar um perfil do leitor colonial? O que liam? Quais os livros circulavam nos séc. XVI, XVI, XVIII e XIX no Brasil? Os objetivos traçados foram delinear uma amostragem crítica e descritiva de livros e leituras no Brasil Colônia e sua provável influência na produção intelectual brasileira do período; resgatar a memória cultural brasileira da quadra colonial mediante a análise de uma eventual sociologia da leitura no Brasil; e instrumentalizar a observação crítica do papel e das ...