Poemas escolhidos

Poemas escolhidos Gregório de Matos




PDF - Poemas escolhidos de Gregório de Matos


Clássica coletânea de poemas de Gregório de Matos elaborada nos anos 1970 por José Miguel Wisnik, considerado nosso primeiro grande poeta e o maior nome da poesia barroca nas Américas portuguesa e espanhola, ganha nova edição revista pelo organizador. Leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.

Gregório de Matos é, historicamente, o primeiro grande poeta do Brasil. Sua obra, talvez a mais importante produzida pelo Barroco poético nas Américas portuguesa e espanhola, conserva ainda hoje grande parte de seu interesse, por força, sobretudo, da agudeza e do vigor com que o poeta soube fixar satiricamente, numa linguagem vivaz que já deixa transparecer o gênio local na exploração de sonoridades africanas e tupis e que, na sua mordacidade feroz, não recua nem diante da pornografia, a dissolução de costumes da Bahia do século XVIII.

Nesta já clássica coletânea preparada por José Miguel Wisnik nos anos 1970, e agora revista pelo organizador, o leitor encontrará uma seleção dos melhores poemas de Gregório de Matos nas diversas modalidades que cultivou - a satírica, a encomiástica, a lírica amorosa e a religiosa -, de par com numerosas notas de esclarecimento do texto, um pequeno perfil biográfico do poeta e uma análise crítica de sua obra.





Poemas escolhidos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Poemas escolhidos (111)

ver mais
Dífícil


Gregório, Boca do Inferno.... Esse livro os fracos não leem. Bom primeiro porque é livro de literatura brasileira e nossa literatura é vista com maus olhos -desprezada- (o que na minha opinião é um tremendo erro), segundo porque foi escrito no século XVII, no período Barroco, então a linguagem é bem complicada. Adorei as poesias satíricas, as eróticas e claro as religiosas! Sinceramente não recomendo pra todos, exceto aqueles que como eu PRECISAM ler como exigência do vestibular e é ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR