Recursos da esperança

Recursos da esperança Raymond Williams




PDF - Recursos da esperança


Esta coletânea cobre o período mais intenso da produção de Raymond Williams, ao reunir palestras e textos veiculados entre as décadas de 1950 e 1980, que refletem as preocupações fundamentais do intelectual britânico, desde o início marcadas pelo vínculo entre cultura e política.
Williams sempre se opôs a determinada visão elitista que considerava a cultura privilégio de uma minoria iluminada. Para ele, em contraponto, a cultura consistia na organização simbólica dos significados e valores de uma determinada sociedade – ou seja, era um patrimônio de todos. O desafio da crítica, assim, não estaria resignado a distinguir o que deve ser lembrado do que deve ser esquecido. Antes disso, tratava-se de um esforço de interpretação e exposição da própria realidade sócio-histórica inscrita na produção cultural.
Fiel a essa perspectiva, articulando materialismo cultural e crítica social, Williams discute aqui temas variados, como comunidade e comunicações; arte e engajamento; socialismo e ecologia; o campo e a cidade; desarmamento nuclear. O livro reúne também alguns de seus ensaios políticos mais conhecidos, em que ele empreende uma avaliação minuciosa dos princípios fundamentais de uma democracia socialista. Na entrevista que encerra o livro, conduzida por seu ex-aluno Terry Eagleton, Williams apresenta ainda um breve balanço das suas considerações teóricas e, rejeitando o pessimismo paralisante, reafirma seu comprometimento em “construir a esperança viável, ao invés de tornar o desespero convincente”.





Recursos da esperança

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR