São Gennaro

São Gennaro Silvio Pinto Ferreira Junior




PDF - São Gennaro


As festas de origem italiana realizadas na cidade de São Paulo são, simbólica e subjetivamente, o elo histórico vivo e rememorado de duas questões importantes, a imigração e a devoção dos santos padroeiros.
O compromisso religioso enraizado nas tradições culturais italianas amenizou a dor da partida e aproximou os italianos, tanto da terra natal como da família. Muitos imigrantes católicos irão atribuir aos santos a salvação da miséria da Itália no final do século XVIII ao início do século XX, a proteção de travessia do oceano para chegar ao país estrangeiro, o refazer da vida, da família, a possibilidade de trabalho etc.
Por tudo isso os santos padroeiros foram merecedores da continuidade da devoção no Brasil e da construção das igrejas; a festa, portanto, é o momento de agradecer, reconhecer e relembrar tudo isso, é o símbolo maior que representa a oportunidade de comemorar a possibilidade de uma nova vida.
Além de fazerem parte do desenvolvimento da cidade, estes imigrantes trouxeram para São Paulo uma devoção fervorosa ao padroeiro de Nápoles, erguendo a paróquia de São Gennaro, fundada em 1914, na rua de mesmo nome.
O padroeiro de Nápoles na Itália é no Brasil, padroeiro do bairro da Mooca em São Paulo. A festa em homenagem ao santo é aqui realizada desde 1973 e vem crescendo a cada ano e atraindo cada vez mais um público interessado em boa música, boa comida e muita diversão, estreitando os laços culturais e afetivos entre os dois países.





São Gennaro

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para São Gennaro (1)

ver mais
Este trabalho trata da importância da imigração italiana no Brasil ao abordar a festa de São Gennaro no bairro da Mooca em São Paulo e suas origens na cidade de Nápoles na Itália. Através da análise de depoimentos colhidos no Brasil e na Itália, além de diversos outros documentos, o autor traça um panorama da festa em São Paulo e em Nápoles, a origem do culto ao santo e o papel dos italianos na formação de nossa identidade cultural....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR