Saraminda

Saraminda José Sarney




PDF - Saraminda


Saraminda, essa mulher sedutora que empresta seu nome ao último romance de José Sarney, é uma personagem fascinante. Quando está para ser leiloada antecipa-se e surge, enérgica, com apenas 15 anos, e proclama: "não sou de leilão, sou de Cleto Bonfin". Ou seja, não é mulher para estar à venda. Ela mesma se negocia, selando, assim, sua sorte, sua sina, assim como a sina, o destino, da narrativa.
A partir desse jogo de sedução, que envolve linguagem, personagens laterais, a comunidade do ouro e a luxúria, aquela Salomé de Caiena comanda o corpo e a alma. É dona de seu corpo a ponto de ser novamente virgem quando quer. Torna-se definitivamente um símbolo inesquecível frente ao qual as noções de bem e de mal não significam muito.
Eu creio que José Sarney conseguiu algo muito difícil para um autor, que é fazer uma região mítica, buscar um território literário, popular esse território e nos convencer, nos fazer perder a descrença na história. Nós, como leitores, nos deixamos seduzir e entregamos naquele momento nosso destino estético às imposições estéticas de seu autor.
Nélida Piñon





Saraminda

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Saraminda (21)

ver mais
Subestimado


Com um lirismo virtuoso, José Sarney nos mergulha na atmosfera da velha Caiena e nos garimpos da Guiana. Contestado, ouro, sangue. A leitura da obra é uma experiencia fabulosa. Não podemos nos esquecer, é claro, da personagem título; Saraminda, uma mistura de Capitu, Iracema e Gabriela, mas com personalidade, estória e nuances próprios. Pena não ser tão conhecido. Recomendo...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR